domingo, 8 de janeiro de 2012

4ª Lição JESUS ERA HOMEM SEM PECADO

              4ª LIÇÃO                          JESUS ERA HOMEM SEM PECADO








VERSÍCULO PARA DECORAR :

“ Porém (Jesus) em tudo foi tentado como nós , mas sem pecado “

( Hebreus 4.15 )





INTRODUÇÃO



Nas segunda e terceira lições estudamos a divindade de Jesus . Vimos que Ele é Filho de Deus e também Deus . Nesta lição aprenderemos o que a Bíblia nos ensina a respeito de Jesus como ser humano. Podemos ver que Jesus era , sob todos os aspectos , como nós , exceto no pecado . Se quisermos analisar a verdadeira natureza de Jesus chegaremos à conclusão de que Ele tanto é Deus como foi homem .

Suponhamos que alguém tenha na mão uma moeda . Sabe que é uma moeda . Sabe também que essa moeda tem duas faces . Assim pode ser comparada à natureza de Jesus . A sua natureza era uma só , mas esta única natureza possuía duas faces : o lado divino e o lado humano .

Ao estudarmos a natureza humana de Jesus tenhamos em mente a sua divindade.



JESUS ERA HOMEM



Consideremos agora o que a Bíblia nos diz sobre Jesus . Este estudo mostra-nos que Ele também era homem .



1. Jesus nasceu de mulher tal como nós . Apesar de ter Deus como seu Pai , foi concebido no ventre de Maria . Nasceu e cresceu como todas as outras crianças , Gálatas 4.4 .

2. O corpo de Jesus era como o nosso . Sabemos isto pelas seguintes razões :

a) Ele cresceu até a idade adulta tal como acontece com todos os outros homens , Lucas 2.52

b) Ele sentiu fome e sede como todos os outros , Mateus 4.2 ; João 19.28 .

c) Jesus também sentiu cansaço como os outros homens , João 4.6 .

3. Os sentimentos de Jesus eram como os nossos :

a) Ele sentiu um desgosto tão grande perante o espetáculo da morte dum amigo que chorou , João 11.34-36 .

b) Sentiu compaixão pelos sofrimentos alheios , Mateus 9.35-36 .

c) Sentiu tristeza e ira perante a natureza pecaminosa do homem , Marcos 3.5 .







COMO HOMEM JESUS FOI TENTADO COMO NÓS





Leia Hebreus 4.14-15 . Nesta passagem Jesus é chamado o nosso grande Sumo Sacerdote . Ele foi tentado , digamos , sob todos os pontos de vista como nós . Não devemos pensar que a única vez em que Jesus foi tentado foi quando satanás se apresentou para tentá-lo depois de ter jejuado quarenta dias e quarenta noites . Jesus foi tentado muitas vezes e de várias maneiras .

Uma vez satanás chegou mesmo a tentá-lo por meio de Simão Pedro , um dos discípulos . Quando Jesus disse aos discípulos que em breve devia sofrer e morrer , Pedro repreendeu-o . Pedro disse a Jesus que tal coisa nunca deveria acontecer . Satanás estava usando Pedro para tentar Jesus a evitar sua própria morte na cruz . Se satanás tivesse conseguido evitar que Jesus morresse na cruz , não teria havido salvação para a humanidade . Jesus compreendeu perfeitamente o que satanás estava tentando fazer por meio de Pedro . Por esta razão Jesus disse a Pedro as palavras que se encontram no versículo 23 . ( Leia Mateus 16.21-23 ) . Todos devemos compreender isto . Há ocasiões em que satanás se serve dos nossos amigos para impedir-nos de fazer a vontade de Deus.

Há outra coisa que devemos saber acerca das tentações de Jesus . Recusou usar seu próprio poder a fim de atenuar as tentações . Quando teve fome foi tentado por satanás a transformar as pedras em pães . Jesus tinha poder para fazer isto . Jesus recusou utilizar o seu poder para vencer as tentações de satanás . Por quê ? Porque assim Ele não teria sido tentado como nós . Não teria sido verdadeiramente o nosso substituto . Por exemplo , um homem que tenha roubado para comer podia tentar desculpar-se dizendo : “ Sim , quando Jesus teve fome transformou as pedras em pães . Eu não posso fazer isso , mas satisfarei a minha fome roubando “ . Pelo fato de Jesus ter suportado as poderosas tentações de satanás Ele também pode compadecer-se e compreender inteiramente as nossas tentações . Dar-nos-á também poder para resistir a satanás ,precisamente como Ele fez , se somente confiarmos Nele .







JESUS VIVEU UMA VIDA SEM PECADO





Leia as seguintes passagens das Escrituras : Hebreus 4.15 ; 2 ª coríntios 5.21 ; 1ª Pedro 2.22 . Este é o único particular pelo qual Jesus , como homem , foi diferente de toda humanidade . Todos os homens pecam . Jesus não cometeu pecado .

Muita gente não sabe que há duas maneiras pelas quais podemos pecar . A primeira é fazermos o que sabemos ser o mal . A Bíblia fala-nos certas coisas que Deus não quer que façamos . Quando o homem recusa fazer a vontade de Deus e faz essas coisas está pecando contra Deus . Vemos pois que é pecado fazer o que sabemos estar errado .

A segunda é não fazermos o que sabemos ser o certo . Deus diz-nos as coisas que devemos fazer . Quando deixamos de fazer essas coisas pecamos contra Deus . Em Tiago 4.17 lemos : “ Aquele pois que sabe fazer o bem e não o faz , comete pecado “ .

Quando dizemos que Jesus viveu sem pecado queremos dizer que Ele jamais fez o que era errado aos olhos de Deus . Queremos também dizer que Ele sempre fez o que era reto aos olhos de Deus . Nunca fez o mal . Nunca deixou de fazer o bem .







A IMPORTÂNCIA DE JESUS COMO HOMEM SEM PECADO





Em 2ª Coríntios 5.21 vemos que Jesus , que não conheceu pecado , se fez pecado por nós a fim de que Nele fôssemos feitos justiça de Deus . Se Jesus tivesse pecado não poderia ter morrido em lugar do homem pecador . Teria de sofrer o castigo do Seu próprio pecado .

Por exemplo , suponhamos que dois homens tenham cometido um assassinato . Foram julgados e considerados culpados . Então um dos homens diria ao juiz : “ Senhor , permita que eu morra em lugar do meu amigo “ . Logo o juiz responderia : “ Não . Ambos são culpados . Ele deve morrer pelo seu crime e tu deves morrer pelo teu “ . O culpado deve sofrer pela sua própria culpa .

Sendo um homem sem pecado , Jesus pôde sofrer em nosso lugar , por nossos pecados .





Existe homem sem pecado ? O único homem sem pecado que já apareceu na terra , Deus o fez pecado por nós , pecadores ( 2ª Co 5.21 ) . Esse homem puro é Jesus Cristo , Deus-homem . Na quarta lição , vimos que Jesus não pecou , embora sendo tentado como qualquer um de nós . Jesus sofreu fome , chorou , cansou-se, morreu, mas nunca pecou.



QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM GRUPO





1) Que evidências comprovam o fato de que Jesus foi também humano como qualquer outro homem , com as mesmas limitações dos seres humanos ? Você crê que ele sofreu os mesmos males , as mesmas tentações que um ser humano sofre ?

2) Embora tivesse uma parte divina como Filho de deus , Jesus foi poupado de tentações por satanás ? Por que foi importante a sua resistência às tentações ? É pecado ser tentado? O que aconteceria se Jesus tivesse usado seu poder para transformar pedras em pães?

3) Qual foi a maior diferença entre Jesus e os demais homens ?

4) Por que Jesus Cristo era a única pessoa que poderia morrer pelos nossos pecados como um sacrifício? De quem eram os pecados que o levaram à cruz? Em que isso afeta a sua vida ?







Nenhum comentário: