quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

5ª LIÇÃO JESUS É O ENVIADO DE DEUS






VERSÍCULO PARA DECORAR :



“ E o Verbo se fez carne , e habitou entre nós , e vimos a sua glória como a glória do unigênito do Pai , cheio de graça e de verdade “ (João 1.14 )





INTRODUÇÃO





Ao estudarmos João 1.1-14 lemos acerca do verbo . Talvez você pergunte : “ Quem é o Verbo ? “ O Versículo que temos para decorar dá-nos a resposta . Lemos que o verbo se fez carne e habitou entre nós . Sabemos assim , com toda a certeza que o Verbo é Jesus . Mas porque se chama a Jesus “ O Verbo “ ? Para melhorar compreensão vamos supor que você esteja pensando em seu coração qualquer coisa que deseja transmitir aos seus amigos . O que deve fazer ? Deve falar com eles ; Deverá usar a palavra para expressar o seu pensamento .

Deus enviou Jesus , o verbo , a fim de transmitir ao homem a sua mensagem . É Jesus que nos faz saber as coisas que estão no próprio coração de deus . Jesus tornou conhecida a mensagem de deus pelos seus ensinamentos e pelos seus feitos . Esta é a razão pela qual Jesus se chama o Verbo . Ele é o Verbo de Deus para todo o gênero humano em todos os tempos . Portanto vemos que o “Verbo “ é um dos muitos nomes ou títulos de Jesus . Vejamos agora algumas das grandes verdades acerca de Deus e que nos são reveladas por Jesus como verbo de Deus .







JESUS REVELA O VERDADEIRO CARÁTER DE DEUS





Jesus disse : “ Quem me vê a mim vê o Pai “ João 14.9 . Muitos perguntam em seu coração : “ Qual é o verdadeiro caráter de Deus ? “ É impossível descrever exatamente o caráter de alguém – principalmente quando esse Alguém é Deus .

Isto é exatamente o que aconteceu com Jesus . Deus permite que O vejamos em Jesus Cristo . Os profetas do Velho Testamento tentaram por várias maneiras revelar ao povo o verdadeiro caráter de Deus . O que diziam era verdade mas nunca foram capazes de dizer tudo acerca de Deus . Só se O vissem . Em Jesus Cristo o homem pode perfeitamente ver a Deus e compreendê-lo . Sim , Jesus é o verbo de Deus para o homem , e assim o homem pode verdadeiramente conhecer o caráter de Deus .



JESUS REVELA O PLANO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO





No mundo todo as pessoas sentem necessidade de Deus em seus corações , sabem que pecaram e que o pecado os afasta de Deus . E pensam : “ Como posso ter novamente comunhão com deus ? “ No seu esforço para um entendimento com deus fazem várias coisas . Alguns adoram espíritos ancestrais . Outros adoram ídolos . Outros oferecem sacrifícios vivos . Outros seguem os ensinamentos do homem . Nenhuma dessas coisas está certa . Se o homem deseja a salvação de Deus não deve seguir o seu próprio pensamento ou o pensamento de outro homem . Deve conhecer e seguir o plano de Deus .

Jesus é o verbo de Deus para o homem , no que se refere ao verdadeiro caminho da salvação . “ É falso todo plano de salvação que difere do que foi oferecido por Deus em Jesus Cristo “ . Jesus disse : “ Eu sou o caminho , a verdade e a vida , ninguém vem ao Pai , senão por mim “ João 14.6 .







JESUS REVELA A VONTADE DE DEUS EM RELAÇÃO ÀS VIDAS DOS CRENTES





Já vimos que Jesus é o Verbo de Deus que revela o plano da salvação de Deus ao homem . Jesus é também o Verbo de Deus para o homem que foi salvo para que possa saber a maneira como deve viver . O crente deve ler a Bíblia cuidadosamente . Deve estudar a vida de Jesus . Verá que a vontade de Deus estava acima de tudo , na vida de Jesus . Quando Jesus pensou no grande sofrimento que iria suportar na cruz , orou a Deus : “ Meu Pai , se é possível , passa de mim este cálice ; todavia , não seja como eu quero , mas como tu queres “ Mateus 26.39 . Se houvesse maneira de escapar ao sofrimento da cruz ,Jesus a desejaria . Mas, muito maior do que o seu desejo de fazer a vontade de Deus . Porque Jesus colocou a vontade de deus acima dos seus próprios desejos , existe hoje para todos nós um caminho de salvação . Devemos também nos lembrar disto . Jesus é o verbo de Deus à humanidade . Ele não disse apenas aos homens que deviam obedecer a Deus mas mostrou-lhes como deviam obedecer-lhe . Deviam colocar a vontade de deus acima de tudo nas suas vidas .







JESUS REVELOU A VERDADE ACERCA DA VIDA DEPOIS DA MORTE





Um professor não pode ensinar coisas difíceis às crianças de primeiras letras . Elas estão começando a aprender . Portanto , deverão ser-lhes ensinadas , em primeiro lugar , coisas simples . Então , quando já souberem bem as primeiras verdades estarão prontas a prosseguir e a aprender grandes coisas . Assim no velho testamento são ensinadas as primeiras grandes verdades e essas verdades precisam ser bem aprendidas . Mas em Jesus adquirimos uma maior compreensão de Deus e das coisas eternas . Os ensinamentos referentes à vida depois da morte são muito mais claros no Novo testamento do que no Velho Testamento . Jesus é o verbo de deus que nos tornou claras essas verdades .

Estudaremos mais sobre a vida depois da morte na 11ª lição deste curso . Entretanto , conservemos bem em mente que Jesus é o Verbo ou Palavra de Deus a nós . Se quisermos verdadeiramente saber acerca da vida depois da morte devemos ouvi-lo .







JESUS É A PALAVRA FINAL DE DEUS AO HOMEM





Uma vez revelada a verdade completa , não há necessidade de acrescentar mais nada . Deus tornou conhecida toda a verdade a respeito dEle , da salvação e do viver cristão em Jesus Cristo . Em Colossenses 1.15 , lemos : “ O qual é a imagem de deus invisível “ . Deus revelou-se perfeitamente em Jesus Cristo .

Portanto , se alguém deseja saber a verdade a respeito de Deus deve aprendê-la de Jesus Cristo . Há pessoas que dizem : “ Mas Deus revelou-nos mais do que está escrito na Bíblia . Temos a Bíblia e a verdade suplementar “ . ISTO È MENTIRA . A revelação do próprio Deus completou-se em Jesus Cristo .

Se a um quadro que foi pintado primorosamente se acrescentar ou tirar alguma coisa ficará prejudicado . Deus está perfeitamente retratado em Jesus . Sempre que alguém queira tirar ou acrescentar seja o que for à imagem de deus que vemos em Cristo destruí-la-á .

Deus falou claramente sobre os que procuram modificar a Bíblia . No último livro da Bíblia torna-se evidente que todo aquele que pretende alterar-lhe o sentido não vem de Deus . “ Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que , se alguém lhes acrescentar alguma coisa , Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro ; e , se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia , Deus tirará a sua parte da árvore da vida , e da cidade santa que estão escritas neste livro “ Apocalipse 22.18-19 .





Jesus é o verbo de deus , diz a quinta lição . O que é verbo ? É a idéia . É a palavra . É a expressão concreta da mensagem que alguém deseja transmitir a outrem . Jesus é o verbo de Deus , porque trouxe ao mundo , em sua própria pessoa , a mensagem da salvação de deus ao homem pecador . Tudo que o homem precisa saber a respeito de deus foi comunicado por Jesus Cristo . Sua vida , morte e ressurreição , constituem a maior revelação de Deus.





















QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM GRUPO







1) Porque Jesus Cristo é chamado na Bíblia de “ O Verbo “ ? Você crê que existiria uma maneira melhor de Deus comunicar seu amor e intenção aos homens ?

2) Como podemos conhecer melhor a Deus e sua maneira de ser e agir ? Será que além das coisas criadas por ele , da Bíblia e de Jesus Cristo , há alguma outra maneira de conhecê-lo?

3) Vimos na lição que Jesus Cristo revelou o plano de salvação de Deus para o homem perdido . Qual é o único caminho para aquele que deseja conhecer a deus e viver com ele para sempre ? O que precisamos fazer para trilhar este caminho que conduz a Deus ?

4) Jesus teve oportunidade de desistir de sua missão ? O que ele fez para não desistir ? Por que Jesus conseguiu manter-se firme em sua missão até a morte na cruz ?











Nenhum comentário: